
E a indústria de games não para de crescer! Com alta de 169% na criação de estúdios de desenvolvimento de games nos últimos quatro anos, esse mercado está em fase de expansão no Brasil.
Com mais de mil unidades espalhadas pelo país, o mercado movimentou US$2,3 bilhões no último ano, com a exportação de games chegando a US$53 milhões.
Um dos motivos pela expansão foi a popularização da profissão de desenvolvedor de games e a disseminação da “cultura gamer”.
Outro fato a se atentar é a descentralização da indústria, já que o desenvolvedor pode estar em qualquer local do país, apesar da região Sudeste ainda concentrar mais da metade dessas profissões.
Além disso, apesar de parecer pouco, o Brasil é responsável por 4% de toda a movimentação monetária da indústria de games mundial. Isso se dá por dois motivos: toda a expansão e popularização já citada e, também, pelo brasileiro ser o 6° povo que mais consome jogos online no mundo. Com isso, as microtransações internas nos jogos são responsáveis por movimentar parte do valor total.