Back

Jogar vídeo-game através da expressão facial já é uma realidade

Imagem: Enabled Play | Divulgação

Nos últimos anos, os controles de video-game evoluíram consideravelmente. Os antigos joysticks (saudades Atari?) e os controles mais atuais que dão feedbacks imediatos ao jogador têm um ponto importante em comum: a falta de acessibilidade. Pensando nisso, o desenvolvedor americano Alex Dunn desenvolveu uma tecnologia assistiva chamada “Enabled Play”, que capta expressões faciais para controlar os jogos.

É mais um passo importante na inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência no mundo dos games. Apesar de grandes empresas como Microsoft tentarem ajudar nesse sentido com o desenvolvimento de controles adaptados e acessórios, a invenção de Dunn é inovadora por traduzir os movimentos da cabeça dos usuários, expressões faciais, falas em tempo real e outros movimentos não tradicionais em cliques de mouses, de teclados e movimentos de polegar.

Segundo Dunn, a grande vantagem do Enabled Play é que ele “é um dispositivo que aprende a trabalhar com você, e não um dispositivo com o qual você precisa aprender a trabalhar”.
A ideia é que essa nova tecnologia vá muito além dos games,levando acessibilidade para outros dispositivos virtuais, permitindo que os usuários controlem, através de expressões faciais e comandos de voz, até programas como Microsoft Word e Adobe Photoshop sem precisar comprar um dispositivo separado.